Integração do ambiente WIMS ao Moodle usando Arquitetura Orientada a Serviços e Compilação Automática de Médias
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.18059Palavras-chave:
educação a distância, Web Service, arquitetura orientação a serviço, compilação de notasResumo
O uso de ferramentas voltadas à educação na Internet tem crescido bastante no mundo. A integração desses recursos pode atribuir maior grau de eficiência e complementaridade no uso de tais ferramentas para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, soluções de integração de plataformas heterogêneas se baseiam em Arquiteturas Orientadas a Serviços, comumente, fazendo uso de Web Services. Esse artigo apresenta a integração do WWW Interactive Multipourpose Server (WIMS), uma ferramenta para avaliações interativas, capaz de rastrear informações relevantes sobre o comportamento do aluno durante a realização de exercícios, ao Moodle, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) amplamente usado no mundo.Downloads
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Publicado
2010-12-28
Como Citar
TAVARES, D. A. B.; FRANÇA, A. B.; SOARES, J. M.; BARROSO, N. M. C.; MOTA, J. C. M. Integração do ambiente WIMS ao Moodle usando Arquitetura Orientada a Serviços e Compilação Automática de Médias. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18059. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18059. Acesso em: 29 mar. 2024.
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Artigos
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