Integração do ambiente WIMS ao Moodle usando Arquitetura Orientada a Serviços e Compilação Automática de Médias

Autores

  • Daniel Alencar Barros Tavares - DETI/CT - Universidade Federal do Ceará,
  • Allyson Bonetti França DETI/CT - Universidade Federal do Ceará,
  • José Marques Soares DETI/CT - Universidade Federal do Ceará,
  • Natália Maria Cordeiro Barroso Centro de Tecnologia - CT/UFC
  • João César Moura Mota GTEL/CT - Universidade Federal do Ceará,

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18059

Palavras-chave:

educação a distância, Web Service, arquitetura orientação a serviço, compilação de notas

Resumo

O uso de ferramentas voltadas à educação na Internet tem crescido bastante no mundo. A integração desses recursos pode atribuir maior grau de eficiência e complementaridade no uso de tais ferramentas para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem. Atualmente, soluções de integração de plataformas heterogêneas se baseiam em Arquiteturas Orientadas a Serviços, comumente, fazendo uso de Web Services. Esse artigo apresenta a integração do WWW Interactive Multipourpose Server (WIMS), uma ferramenta para avaliações interativas, capaz de rastrear informações relevantes sobre o comportamento do aluno durante a realização de exercícios, ao Moodle, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) amplamente usado no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

TAVARES, D. A. B.; FRANÇA, A. B.; SOARES, J. M.; BARROSO, N. M. C.; MOTA, J. C. M. Integração do ambiente WIMS ao Moodle usando Arquitetura Orientada a Serviços e Compilação Automática de Médias. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18059. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18059. Acesso em: 29 mar. 2024.