Caderno de Algoritmos: um Ambiente de Resolução de Problemas de Programação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.18046Palavras-chave:
ambientes de aprendizagem, aprendizagem através de resolução de problemas, diagnóstico do alunoResumo
Este artigo descreve um ambiente para a aprendizagem de programação através da resolução de problemas. O ambiente proposto é o resultado de um amplo estudo sobre plataformas de programação e softwares educativos. O resultado obtido consiste de uma aplicação web onde estudantes resolvem problemas de programação, depuram, testam, e se valem de diagnósticos automáticos. Os professores podem acompanhar o processo de aprendizagem de seus estudantes e interagir individualmente auxiliando-os e revisando suas construções. Experimentos iniciais já foram realizados e as principais considerações são apontadas neste artigo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-28
Como Citar
WEBBER, C.; ZENATO, M.; ARROSI, T. Caderno de Algoritmos: um Ambiente de Resolução de Problemas de Programação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18046. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18046. Acesso em: 5 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).