LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL EM PROCESSOS DE TUTORIA: a identificação do estilo de liderança de Orientadores de Tutoria
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.18035Palavras-chave:
Liderança, Liderança transformacional, Educação a distância, Orientador de TutoriaResumo
O presente estudo tem como objetivo identificar as características da liderança inerentes aos Orientadores de Tutoria, considerando a teoria da liderança transformacional. Quanto à metodologia utilizada, esta caracterizou-se como: estudo de caso, descritiva, bibliográfica e predominantemente quantitativa. Para a coleta de dados utilizou-se o Questionário de Liderança Multifatorial simplificado (MLQ-6S), desenvolvido por Bass e Avolio (1992) e apresentado por Northouse (2004). A análise seguiu os pressupostos apontados pelo referido questionário, trabalhou-se com a média dos resultados obtidos. Os resultados apontam para uma liderança transformacional moderada entre os Orientadores de tutoria, predominando em maior grau o estilo transacional. O estilo laissez-faire, outro ponto verificado foi o que apareceu com menor intensidade. Ressalta-se também, que não houve diferença de estilos entre homens e mulheres, o que predominou em ambos foi o transacional, porém em intensidades diferentes.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-12-28
Como Citar
TECCHIO, E. L.; NUNES, T. S.; RISSI, M.; CUNHA, C. J. C. de A.; NAKAYAMA, M. K. LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL EM PROCESSOS DE TUTORIA: a identificação do estilo de liderança de Orientadores de Tutoria. RENOTE, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18035. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18035. Acesso em: 7 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).