O uso da realidade aumentada como estratégia de divulgação científica

Autores

  • Jorge Eduardo Mansur Serzedello Observatório Nacional
  • Alex Sandro de Souza de Oliveira Observatório Nacional
  • Luiz Felipe Gomes Carneiro Observatório Nacional

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149310

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Divulgação Científica, Astronomia

Resumo

Este artigo propõe o uso da Realidade Aumentada (RA) como uma estratégica inovadora para a divulgação científica, com foco na área da Astronomia. A pesquisa parte do problema de que a sociedade possui dificuldade em compreender conceitos científicos transmitidos por meio de uma linguagem técnica. O objetivo central é aproximar o público dos conteúdos científicos por meio de um artefato educacional interativo, um livro físico com objetos virtuais integrados a Realidade Aumentada. Para isso foi utilizada a metodologia Design Science Research (DSR), aplicada em três ciclos: rigor, design e relevância. Após o desenvolvimento do artefato e validação, foram realizados testes em eventos científicos. A análise qualitativa dos resultados apresentou aumento do interesse do público pela ciência e da aprendizagem de conteúdos científicos.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

SERZEDELLO, Jorge Eduardo Mansur; OLIVEIRA, Alex Sandro de Souza de; CARNEIRO, Luiz Felipe Gomes. O uso da realidade aumentada como estratégia de divulgação científica. RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 632–642, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149310. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149310. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação