Identificação de autorregulação da aprendizagem em formulário de hábitos de estudo do ENEM

Authors

  • Nikolas Fernand Billerbeck Cardoso do Nascimento UFPE
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE
  • Marcos Alexandre de Melo Barros UFPE
  • Kátia Calligaris Rodrigues UFPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149299

Keywords:

autorregulação da aprendizagem, Enem, educação brasileira

Abstract

Este artigo teve como objetivo central investigar a possibilidade de identificar dimensões da autorregulação da aprendizagem por meio do Questionário de Hábitos de Estudo do Enem 2022, avaliando seu potencial enquanto instrumento de medida em larga escala. A amostra foi composta por 737.904 participantes, e a análise baseou-se em um modelo teórico validado por meio de Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados indicaram a presença de três estratégias autorregulatórias: Estabelecimento de Metas, Manutenção de Registros e Monitoramento, e Rever Registros, com cargas fatoriais consistentes com os critérios da literatura. Os achados reforçam o potencial do instrumento para estudos em larga escala sobre autorregulação da aprendizagem no contexto educacional brasileiro.

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Published

2025-08-06

How to Cite

NASCIMENTO, Nikolas Fernand Billerbeck Cardoso do; RODRIGUES, Rodrigo Lins; BARROS, Marcos Alexandre de Melo; RODRIGUES, Kátia Calligaris. Identificação de autorregulação da aprendizagem em formulário de hábitos de estudo do ENEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 539–549, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149299. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149299. Acesso em: 11 aug. 2025.

Issue

Section

Mineração de dados educacionais