Identificação de autorregulação da aprendizagem em formulário de hábitos de estudo do ENEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149299Keywords:
autorregulação da aprendizagem, Enem, educação brasileiraAbstract
Este artigo teve como objetivo central investigar a possibilidade de identificar dimensões da autorregulação da aprendizagem por meio do Questionário de Hábitos de Estudo do Enem 2022, avaliando seu potencial enquanto instrumento de medida em larga escala. A amostra foi composta por 737.904 participantes, e a análise baseou-se em um modelo teórico validado por meio de Análise Fatorial Confirmatória. Os resultados indicaram a presença de três estratégias autorregulatórias: Estabelecimento de Metas, Manutenção de Registros e Monitoramento, e Rever Registros, com cargas fatoriais consistentes com os critérios da literatura. Os achados reforçam o potencial do instrumento para estudos em larga escala sobre autorregulação da aprendizagem no contexto educacional brasileiro.
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