Quiz Legends: uma plataforma gamificada para engajamento e aprendizagem ativa no ambiente escolar

Autores

  • Matheus Freitas de Menezes UFAM
  • José Francisco de Magalhães Netto UFAM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149295

Palavras-chave:

Gamificação, Quiz, Aprendizagem, Jogo Educacional, Aprendizagem Ativa

Resumo

A presença crescente das diversas tecnologias e técnicas de gamificação tem se destacado como uma alternativa eficaz para motivar os estudantes. Visando isto, o presente artigo apresenta a plataforma Quiz Legends, uma ferramenta educacional gamificada desenvolvida para estimular o engajamento e a participacao ativa de estudantes por meio de quizzes. A plataforma foi construída com base em princípios da gamificação e aprendizagem ativa, incorporando funcionalidades como PvP, clas rankings e loja virtual. Um questionário estruturado foi aplicado a professores para avaliar usabilidade, aplicabilidade pedagógica e potencial de engajamento da ferramenta. Os resultados preliminares apontam para uma aceitação positiva por parte dos docentes e destacam o potencial da plataforma como recurso complementar no ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Como Citar

MENEZES, Matheus Freitas de; MAGALHÃES NETTO, José Francisco de. Quiz Legends: uma plataforma gamificada para engajamento e aprendizagem ativa no ambiente escolar . RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 496–505, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149295. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149295. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem