Quiz Legends: uma plataforma gamificada para engajamento e aprendizagem ativa no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149295Palavras-chave:
Gamificação, Quiz, Aprendizagem, Jogo Educacional, Aprendizagem AtivaResumo
A presença crescente das diversas tecnologias e técnicas de gamificação tem se destacado como uma alternativa eficaz para motivar os estudantes. Visando isto, o presente artigo apresenta a plataforma Quiz Legends, uma ferramenta educacional gamificada desenvolvida para estimular o engajamento e a participacao ativa de estudantes por meio de quizzes. A plataforma foi construída com base em princípios da gamificação e aprendizagem ativa, incorporando funcionalidades como PvP, clas rankings e loja virtual. Um questionário estruturado foi aplicado a professores para avaliar usabilidade, aplicabilidade pedagógica e potencial de engajamento da ferramenta. Os resultados preliminares apontam para uma aceitação positiva por parte dos docentes e destacam o potencial da plataforma como recurso complementar no ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).