Avaliação da usabilidade de um Módulo inquiridor para o Ambiente Pessoal de Estudo MaRE
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.149284Palavras-chave:
MaRE, chatbot Dóris®, modelo inquiridor, ambientes pessoais de estudo, testes de usabilidadeResumo
Com o avanço tecnológico e o amplo acesso à internet, a web consolidou-se como um recurso essencial para estudantes. Nesse cenário, Ambientes Pessoais de Estudo (PLE), como o MaRE (Mapeamento de Rota de Estudo), auxiliam no acompanhamento e no mapeamento do percurso de estudo on-line. No entanto, o MaRE carece de mecanismos interativos que estimulem a identificação de experiências relevantes ao longo do processo. Este trabalho apresenta e avalia, por meio de testes de usabilidade com estudantes, o Módulo Inquiridor desenvolvido com base na fase de exploração da presença cognitiva do Modelo de Comunidade de Inquirição (CoI), integrando o agente pedagógico Dóris® ao MaRE. Os resultados mostraram que a integração do Módulo Inquiridor ao MaRE permitiu não apenas o mapeamento do percurso de estudo, mas também a atribuição de significados às etapas percorridas, criando um espaço para explicitar o processo do estudo. O resultado representa uma contribuição relevante ao incorporar, de forma interativa, elementos da presença cognitiva ao MaRE. Os participantes destacaram a utilidade da ferramenta e relataram que as interações com o agente Dóris® favorecem a análise do processo de estudo.
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