Briskly: um modelo para digitalização de flashcards utilizando inteligência artificial

Autores

  • Emilio Schaedler Heinzmann Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.149201

Palavras-chave:

Flashcards, Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural, Metodologias de Ensino, Repetição Espaçada

Resumo

Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do uso de Inteligência Artificial (IA), aliada a metodologia de flashcards e a técnica de repetição espaçada, para promover maior autonomia nos estudos e simplificar o processo de criação e revisão de decks. Para isso, foi desenvolvido o Briskly, um modelo de digitalização de flashcards que incorpora mecanismos de controle de repetição espaçada e utiliza IA tanto para a validação automática das respostas dos usuários quanto para a geração automática de flashcards com base no contexto do deck. A pesquisa envolveu a implementação do modelo e a validação com usuários reais. Os resultados indicam que a geração automática de flashcards personalizados por meio de IA e eficaz, contribuindo para a redução das barreiras de uso do sistema e revelando-se uma ferramenta promissora no contexto educacional e nos processos de aprendizagem.

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Publicado

2025-08-06

Como Citar

HEINZMANN, Emilio Schaedler; RAEDER, Mateus. Briskly: um modelo para digitalização de flashcards utilizando inteligência artificial. RENOTE, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 1–12, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.149201. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/149201. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Ambientes Inteligentes para Aprendizagem