STI com adaptação de interface e estratégias pedagógicas

Autores

  • Rudimar Luís Scaranto Dazzi UNIVALI
  • Fernando Medes de Azevedo UFSC
  • Ana Paula Soares Fernandes UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14633

Palavras-chave:

Sistemas Tutores Inteligentes, Sistemas educacionais adaptativos, Metodologia e arquitetura

Resumo

O foco deste artigo é apresentar uma metodologia para a construção de Sistemas Tutores Inteligentes (STI) com adaptação de interface e de estratégia pedagógica de forma independente e complementar. Esta metodologia permite a construção de STI com múltiplas estratégias pedagógicas (EP) sendo utilizadas simultaneamente, adaptando-se ao perfil do estudante. De forma complementar a interface se adapta ao estudante, seguindo um perfil determinado com a teoria das inteligências múltiplas (IM). São apresentados ao estudante os conteúdos com mídias computacionais na proporção considerada adequada pela teoria das IM e na EP determinada ao estudante. Os testes realizados apontam a metodologia como promissora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

DAZZI, R. L. S.; AZEVEDO, F. M. de; FERNANDES, A. P. S. STI com adaptação de interface e estratégias pedagógicas. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14633. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14633. Acesso em: 1 dez. 2022.