Ferramentas de apoio à interação e as trocas interindividuais em curso a distância

Autores

  • Ana Angélica Pereira Fernandes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14630

Palavras-chave:

trocas interindividuais, fórum, lista de discussão, educação a distância

Resumo

Este artigo visa apresentar como ocorrem às trocas interindividuais no fórum e lista de discussão e como é possível visualizar o processo do egocentrismo à descentração através dos níveis apresentados para a análise com fundamentação na concepção epistemológica Piagetiana. Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa em andamento – estudo de caso realizada no curso de Licenciatura em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PEAD). O curso destina-se à formação em pedagogia de professores leigos de Escolas Públicas do Rio Grande do Sul. Os resultados obtidos indicam a importância das interações para o processo de aprendizagem dos alunos em formação. Foi possível observar que as trocas estimulam o processo de descentração propiciando assim condições de coordenar pontos de vista diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Angélica Pereira Fernandes, UFRGS

Mestranda da Faculdade de Educação da UFRGS.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

FERNANDES, A. A. P. Ferramentas de apoio à interação e as trocas interindividuais em curso a distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14630. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14630. Acesso em: 26 nov. 2022.