Wikificando a História da Física A Web 2.0 na construção colaborativa de conhecimento no Ensino

Renato P. dos Santos

Resumo


Este trabalho é um relato preliminar da nossa experiência de utilização de ferramentas da Web 2.0 na construção colaborativa de conhecimento durante a disciplina ‘História e Epistemologia da Física’, do curso de Licenciatura Plena em Física da Universidade Luterana do Brasil. Incluímos dentre as atividades da disciplina, acrescentar (upload) material novo à Wikipédia e ao wikilivro contendo as notas de aula desta disciplina, em vez de o aluno meramente copiar e colar (download) o material existente já pronto na Internet durante a produção de materiais escritos. Embora a experiência tenha sido entusiasticamente aprovada, o número de contribuições ainda é pequeno. No entanto, o resultado maior desta proposta é a conscientização pós-positivista da Ciência como um processo humano, social e cooperativo de construção de conhecimento, de acordo com os objetivos da disciplina.

Palavras-chave


texto coletivo, cooperação, colaboração, Wikipédia, Wikilivros

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14629

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916