Dicotomia teoria-prática docente na educação superior: análise de ferramentas de fórum e proposta de conjunto de requisitos para apoiar reflexão sobre a prática.

Autores

  • Luiz Dourado Dias Junior UFPA
  • Benedito de Jesus Pinheiro Ferreira UFPA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14623

Palavras-chave:

avaliação, avaliação docente, fóruns on-line, fóruns em avaliação

Resumo

A dicotomia entre teoria e prática docente é um problema que tende a produzir uma prática educacional tradicional. Correntes pedagógicas contrárias a uma educação tradicional (construtivistas) defendem a coparticipação de professores e alunos no processo educacional. A reflexão sobre a prática docente e o diálogo são princípios críticos e transformadores desta pedagogia. Assim propõem-se a identificação e proposição de requisitos para uma ferramenta de fórum tomando-se como a literatura pertinente, bem como os fóruns dos ambientes virtuais Aulanet, Moodle e Teleduc. O principal resultado do trabalho são os requisitos para apoio à reflexão sobre a prática docente, discutidos dentro de uma concepção construtivista de educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

DIAS JUNIOR, L. D.; FERREIRA, B. de J. P. Dicotomia teoria-prática docente na educação superior: análise de ferramentas de fórum e proposta de conjunto de requisitos para apoiar reflexão sobre a prática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14623. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14623. Acesso em: 29 mar. 2024.