Comunidades virtuais: construindo o conhecimento através da interação

Autores

  • Rute Vera Maria Favero UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14607

Palavras-chave:

interação, comunidades virtuais, geração de conhecimento, diálogo, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

Este artigo mostra que é possível a construção do conhecimento em comunidades virtuais, a partir do momento em que os sujeitos que fazem parte dessas comunidades passam a manter interações dialógicas. Aborda também a
importância do diálogo no processo da aprendizagem; diálogo, esse, visto sob as perspectivas freireana e piagetiana. Além disso, são analisadas estratégias que permitem conseguir uma melhor interação e uma maior colaboração entre os sujeitos.
A observação realizada em cursos a distância, oferecidos em ambientes virtuais de aprendizagem, permitiu verificar que ocorre a construção do conhecimento quando o aluno interage nas comunidades virtuais, utilizando as ferramentas específicas para isso, como chat, fórum, e-mail entre outros. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de estratégias de interação dialógicas a serem utilizadas pelos mediadores que atuarão em cursos a distância, a fim de incentivar e estimular os educandos para que realizem formas diversas de interação, com os outros atores do curso, que possibilitem passar de um nível de conhecimento menor para um outro maior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

FAVERO, R. V. M.; TAROUCO, L. M. R. Comunidades virtuais: construindo o conhecimento através da interação. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14607. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14607. Acesso em: 29 nov. 2022.