Comunidades virtuais: construindo o conhecimento através da interação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14607Palavras-chave:
interação, comunidades virtuais, geração de conhecimento, diálogo, ambiente virtual de aprendizagemResumo
Este artigo mostra que é possível a construção do conhecimento em comunidades virtuais, a partir do momento em que os sujeitos que fazem parte dessas comunidades passam a manter interações dialógicas. Aborda também aimportância do diálogo no processo da aprendizagem; diálogo, esse, visto sob as perspectivas freireana e piagetiana. Além disso, são analisadas estratégias que permitem conseguir uma melhor interação e uma maior colaboração entre os sujeitos.
A observação realizada em cursos a distância, oferecidos em ambientes virtuais de aprendizagem, permitiu verificar que ocorre a construção do conhecimento quando o aluno interage nas comunidades virtuais, utilizando as ferramentas específicas para isso, como chat, fórum, e-mail entre outros. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de estratégias de interação dialógicas a serem utilizadas pelos mediadores que atuarão em cursos a distância, a fim de incentivar e estimular os educandos para que realizem formas diversas de interação, com os outros atores do curso, que possibilitem passar de um nível de conhecimento menor para um outro maior.
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Publicado
2008-12-06
Como Citar
FAVERO, R. V. M.; TAROUCO, L. M. R. Comunidades virtuais: construindo o conhecimento através da interação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14607. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14607. Acesso em: 4 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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