FATORES DIFICULTADORES À PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14591Palavras-chave:
Evasão, Educação a distância, Dificuldades estudantesResumo
A educação é uma das principais bases para o crescimento econômico e social de um país. Para isso, o Governo brasileiro vem incentivando ações para o desenvolvimento da Educação a Distância nas IES, tendo como um dos pontos principais dessa ação da UAB/MEC o projeto piloto do curso de Administração a distância. Em busca de informações para uma das IES participante desse projeto, este trabalho objetivou analisar os fatores dificultadores à permanência dos alunos no curso de graduação em Administração a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aosprocedimentos metodológicos caracteriza-se como: teórico-empírico, descritivo, expost- facto, aplicado, bibliográfica, participante e estudo de caso, com abordagem predominantemente quantitativa. Os principais fatores dificultadores aos estudantes foram: tempo para estudar, carga horária semanal de trabalho, adaptação à modalidade a
distância, situação econômica financeira e responsabilidade econômica no sustento da família, contato com o professor, a ausência de tutores nos pólos, acesso a bibliotecas, reprovação em mais de duas disciplinas no semestre, contato com os colegas do curso, prazo de entregas das atividades e grau de dificuldade dos exercícios e provas. Por fim, recomenda-se o monitoramento contínuo dos fatores dificultadores aos alunos, podendo assim criar prognósticos consistentes para prevenção da evasão.
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Publicado
2008-12-06
Como Citar
PACHECO, A. S. V.; NAKAYAMA, M. K.; SPANHOL, F. J.; MELO, P. A.; RISSI, M.; BENETTI, K. C.; SOARES, A. P. FATORES DIFICULTADORES À PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14591. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14591. Acesso em: 10 dez. 2023.
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Seção
Artigos
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