Metaversos e laboratórios virtuais – possibilidades e dificuldades
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14577Palavras-chave:
laboratório, metaverso, cursos tecnológicos e colaboraçãoResumo
Este artigo analisa a utilização do paradigma dos metaversos para a criação de laboratórios virtuais. Parte do princípio de que cursos de engenharia e cursos profissionais de áreas tecnológicas não podem prescindir de práticas pedagógicas emlaboratórios e que, portanto, para tais cursos serem ofertados à distância, estas atividades devem estar presentes. O paradigma do metaverso é apresentado como uma alternativa viável para a implementação de laboratórios virtuais que propiciem efetividade na aprendizagem semelhante à dos laboratórios presenciais. Tal idéia é sustentada pela possibilidade de construção de dispositivos virtuais em um ambiente imersivo que permite a comunicação e a colaboração entre todos os envolvidos na
atividade laboratorial.
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Publicado
2008-12-06
Como Citar
SCHMITT, M. A. R.; TAROUCO, L. M. R. Metaversos e laboratórios virtuais – possibilidades e dificuldades. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14577. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14577. Acesso em: 9 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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