Ambientes Educacionais Colaborativos com Realidade Aumentada

Autores

  • Ezequiel Roberto Zorzal EFU
  • Claudio Kirner UNIMEP
  • Alexandre Cardoso UFU
  • Edgard Lamounier Jr. UFU
  • Mônica Rocha Ferreira de Oliveira UFU
  • Luciano Ferreira Silva UFU

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14574

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Ambientes Colaborativos, Interação

Resumo

A aprendizagem colaborativa presencial e remota vem sendo usada cada vez mais como uma abordagem educacional eficiente. A evolução tecnológica permite, atualmente, replicar e, até mesmo, amplificar características da comunicação interpessoal, mas o problema da manipulação remota de objetos continua sendo difícil de ser resolvido. No entanto, a Realidade Virtual e Realidade Aumentada permitem a manipulação de objetos virtuais de maneira parecida com as situações reais. Assim, este trabalho discute essas questões e apresenta soluções para a interação em ambientes colaborativos presenciais e remotos, usando recursos para a comunicação interpessoal (chat, áudio e vídeo-conferência) e Realidade Aumentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

ZORZAL, E. R.; KIRNER, C.; CARDOSO, A.; LAMOUNIER JR., E.; OLIVEIRA, M. R. F. de; SILVA, L. F. Ambientes Educacionais Colaborativos com Realidade Aumentada. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14574. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14574. Acesso em: 29 nov. 2022.