Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Crianças com Necessidades Educacionais Especiais
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14572Palavras-chave:
objetos de aprendizagem, inclusão educacional, alfabetização, design ergonômicoResumo
Este artigo relata o trabalho do Projeto de Pesquisa Design Inclusivo Utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação, do Centro Universitário Feevale em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, realizado com um grupo de crianças com necessidades especiais, em sua maioria com paralisia cerebral. O objetivo deste trabalho é divulgar experiências no desenvolvimento de objetos de aprendizagem, especificamente interfaces voltadas à alfabetização destas crianças, por meio do design centrado no usuário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-12-06
Como Citar
HEIDRICH, R. de O.; MEDINA, G.; SALCE, F. A. P. Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Crianças com Necessidades Educacionais Especiais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14572. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14572. Acesso em: 4 dez. 2023.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).