A Formação Continuada dos Tutores do Curso de Pedagogia a Distância no modelo de Comunidades de Aprendizagem

Autores

  • Mariangela Lenz Ziede UFRGS
  • Rosane Aragón de Nevado UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14517

Palavras-chave:

Educação a distância, comunidades de aprendizagem, formação continuada dos tutores

Resumo

O presente artigo apresenta os fundamentos, a organização e algumas práticas
desenvolvidas na formação continuada dos tutores do Curso de Graduação em
Pedagogia na modalidade a distância da UFRGS (PEAD). O Curso teve início em 2006,
sendo oferecido a professores em exercício em escolas públicas de Educação Infantil e
Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A formação dos tutores e sua atuação junto aos
alunos acompanham a proposta do Curso, de base interacionista e construtivista,
apoiada no uso intensivo de tecnologias digitais. A análise das atividades dos tutores,
até o presente momento, tem apontado para um movimento de compreensão gradual dos  fundamentos teóricos e práticas educacionais do Curso, bem como as necessidades de  aprofundamento da formação na perspectiva da construção do papel do tutor e o  fortalecimento da comunidade de aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

ZIEDE, M. L.; NEVADO, R. A. de. A Formação Continuada dos Tutores do Curso de Pedagogia a Distância no modelo de Comunidades de Aprendizagem. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14517. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14517. Acesso em: 2 out. 2022.