A ESCOLA FRENTE AO FENÔMENO DOS JOGOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS MORAIS E ÉTICOS

Autores

  • Daniela Karine Ramos UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14512

Palavras-chave:

jogos eletrônicos, educação, moral, ética

Resumo

Este artigo tem como objetivo problematizar os jogos eletrônicos e suas relações entre  os aspectos morais e éticos de nossa sociedade, procurando identificar as ressonâncias  que esse mundo virtual tem sobre a vida real. Para tanto, são apresentadas as  concepções sobre os jogos eletrônicos, a moral e a ética. Além disso, pontuamos  algumas pesquisas já desenvolvidas e abordamos o papel da escola. Partimos do  entendimento que o mundo virtual dos games contribui para criar um imaginário  ficcional abrangente, que oferece outra forma para entender o real e agir sobre ele. Por  fim, a escola precisa se apropriar do universo dos jogos eletrônicos para criar espaços de  discussão e problematização, reforçando a diferenciação entre o mundo virtual e o real,  contribuindo para que os jogos consolidem-se como um espaço de aprendizagem, ficção  e fantasia.

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Biografia do Autor

Daniela Karine Ramos, UFSC

Estudante de graduação em Pedagogia.

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Publicado

2008-12-06

Como Citar

RAMOS, D. K. A ESCOLA FRENTE AO FENÔMENO DOS JOGOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS MORAIS E ÉTICOS. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14512. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14512. Acesso em: 4 out. 2022.