Avaliação Pratica das Metodologias Tradicional e Maker no Ensino da Robótica Educacional em Escolas Públicas de Cachoeira do Sul/RS

Autores

  • Adriano Quilião de Oliveira UFSM
  • Diogo Ribeiro Vargas UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.145045

Palavras-chave:

Metodologias Pedagógicas, Robótica Educacional, Cultura Maker, STEAM, Ensino Fundamental

Resumo

A Robótica Educacional (RE) promove o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao raciocínio logico, a resolução de problemas e a criatividade em todos os níveis de ensino. Por conseguinte, este artigo apresenta um estudo de caso que objetivou avaliar duas metodologias diferentes no ensino da robótica, por meio de oficinas ministradas para 25 alunos do nono ano do ensino fundamental em duas escolas públicas. A primeira abordagem utilizou uma metodologia tradicional, centrada na replicação de experimentos fornecidos por fabricantes de kits de robótica, enquanto a segunda focou na cultura Maker, promovendo maior autonomia dos estudantes. A partir da aplicação de questionários a alunos e professores, foi possível identificar que ambas as metodologias produzem resultados satisfatórios, embora a Maker tenda a despertar maior interesse nos alunos. Além disso, foram identificados problemas que podem impossibilitar o emprego da RE, como a falta de capacitação docente, e potenciais soluções são discutidas no texto. Este estudo inicial tem o potencial de gerar pesquisas futuras relacionadas a capacitação docente e a interdisciplinaridade, além de fomentar o desenvolvimento de iniciativas semelhantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-01-06

Como Citar

OLIVEIRA, A. Q. de; VARGAS, D. R. Avaliação Pratica das Metodologias Tradicional e Maker no Ensino da Robótica Educacional em Escolas Públicas de Cachoeira do Sul/RS. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 469–480, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.145045. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/145045. Acesso em: 7 jul. 2025.

Edição

Seção

Robótica Educacional