Avaliação Pratica das Metodologias Tradicional e Maker no Ensino da Robótica Educacional em Escolas Públicas de Cachoeira do Sul/RS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.145045Palavras-chave:
Metodologias Pedagógicas, Robótica Educacional, Cultura Maker, STEAM, Ensino FundamentalResumo
A Robótica Educacional (RE) promove o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao raciocínio logico, a resolução de problemas e a criatividade em todos os níveis de ensino. Por conseguinte, este artigo apresenta um estudo de caso que objetivou avaliar duas metodologias diferentes no ensino da robótica, por meio de oficinas ministradas para 25 alunos do nono ano do ensino fundamental em duas escolas públicas. A primeira abordagem utilizou uma metodologia tradicional, centrada na replicação de experimentos fornecidos por fabricantes de kits de robótica, enquanto a segunda focou na cultura Maker, promovendo maior autonomia dos estudantes. A partir da aplicação de questionários a alunos e professores, foi possível identificar que ambas as metodologias produzem resultados satisfatórios, embora a Maker tenda a despertar maior interesse nos alunos. Além disso, foram identificados problemas que podem impossibilitar o emprego da RE, como a falta de capacitação docente, e potenciais soluções são discutidas no texto. Este estudo inicial tem o potencial de gerar pesquisas futuras relacionadas a capacitação docente e a interdisciplinaridade, além de fomentar o desenvolvimento de iniciativas semelhantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).