Competências Digitais de Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Uma Análise da Área de Envolvimento Profissional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.145004Keywords:
competências digitais, desenvolvimento profissional, formação docente, TDICsAbstract
Este estudo apresenta os resultados da aplicação do framework europeu de competências digitais, DigCompEdu, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo é avaliar as competências digitais dos docentes no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para orientar ações de formação voltadas ao desenvolvimento das habilidades digitais necessárias para o ensino superior. Utilizou-se uma abordagem quali-quanti para analisar a versão completa do checklist do DigCompEdu, composto por 22 perguntas, obtendo-se 60 respostas. A análise focou nas competências da Área de Envolvimento Profissional. Os resultados indicam que a maioria dos docentes se encontra em um nível intermediário de maturidade digital.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).