Competências Digitais de Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Uma Análise da Área de Envolvimento Profissional

Authors

  • Gildásio da Costa Teixeira UFRN
  • Arnaud Anderson Holanda de Abreu UFRN
  • Apuena Vieira Gomes UFRN
  • Dennys Leite Maria UFRN
  • Maria Carmem Freire Diógenes Rego UFRN
  • Ione Rodrigues Diniz Morais UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.145004

Keywords:

competências digitais, desenvolvimento profissional, formação docente, TDICs

Abstract

Este estudo apresenta os resultados da aplicação do framework europeu de competências digitais, DigCompEdu, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O objetivo é avaliar as competências digitais dos docentes no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) para orientar ações de formação voltadas ao desenvolvimento das habilidades digitais necessárias para o ensino superior. Utilizou-se uma abordagem quali-quanti para analisar a versão completa do checklist do DigCompEdu, composto por 22 perguntas, obtendo-se 60 respostas. A análise focou nas competências da Área de Envolvimento Profissional. Os resultados indicam que a maioria dos docentes se encontra em um nível intermediário de maturidade digital. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-01-06

How to Cite

TEIXEIRA, G. da C.; ABREU, A. A. H. de; GOMES, A. V.; MARIA, D. L.; REGO, M. C. F. D.; MORAIS, I. R. D. Competências Digitais de Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Uma Análise da Área de Envolvimento Profissional . Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 365–376, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.145004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/145004. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Métodos, padrões e repositórios digitais abertos de materiais educacionais