Desenvolvimento de Jogos para Ensino do Pensamento Computacional: Uma Abordagem Baseada em Projetos

Autores

  • Erikles José dos Santos Alves UFRPE
  • Deyvesson Carlos da Silva Teixeira UFRPE
  • Moacir Gomes da Silva Junior UFRPE
  • David Amorim Sabino de Araújo UFRPE
  • Daniel Teixeira Nipo UFRPE
  • Rodrigo Lins Rodrigues UFRPE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.144998

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Projetos, Desenvolvimento de Jogos, Pensamento Computacional

Resumo

Este estudo investiga o impacto da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e do Pensamento Computacional no ensino fundamental de uma escola pública em Recife. Com 39 alunos do 8º ano, foi utilizado o Construct 3 para criar jogos digitais, com avaliações pré e pós-curso usando o Desafio Bebras e o Compute-It. Os resultados apontaram um crescimen médio de 61,11% nas habilidades dos alunos, incluindo um aumento de 8 vezes no nível mais avançado do Compute-It. Conclui-se que a ABP, associada a ferramentas como o Construct 3, é eficaz no ensino programação, promovendo o pensamento crítico e a resolução de problemas. 

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

ALVES, E. J. dos S.; TEIXEIRA, D. C. da S.; SILVA JUNIOR, M. G. da; ARAÚJO, D. A. S. de; NIPO, D. T.; RODRIGUES, R. L. Desenvolvimento de Jogos para Ensino do Pensamento Computacional: Uma Abordagem Baseada em Projetos. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 334–343, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.144998. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/144998. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem