Game Learning Analytics e Visualização de Dados: um Estudo em um Quiz Educacional

Authors

  • Matheus Garcia Escobar UFSM
  • Giliane Bernardi UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.144993

Keywords:

Jogos Educacionais, Análise de Aprendizagem em Jogos, Visualização de Dados

Abstract

Este artigo explora a aplicação de Game Learning Analytics (GLA) no jogo educacional Lumni, um quiz projetado para apoiar a aprendizagem dos estudantes em diferentes conteúdos. A pesquisa foca na coleta e análise de dados gerados pelas interações dos alunos, com uma aplicação específica realizada em um contexto de Engenharia de Software, abordando temas relacionados ao conteúdo. Utilizando um dashboard para visualização dos dados, o estudo permite a identificação de padrões de engajamento e a possibilidade de ajustes na dificuldade das questões. Avaliações de usabilidade e aceitação da proposta indicam que tanto o jogo quanto a ferramenta de visualização foram bem recebidos, destacando melhorias na compreensão dos conteúdos abordados e fornecendo feedback em tempo real, o que reforça a eficácia do GLA no ensino. 

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-01-06

How to Cite

ESCOBAR, M. G.; BERNARDI, G. Game Learning Analytics e Visualização de Dados: um Estudo em um Quiz Educacional. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 279–290, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.144993. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/144993. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem