Quando a Acessibilidade Linguística encontra a Inteligência Artificial: Desenvolvimento de Catálogo de Tecnologias Assistivas para Educação de Surdos
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.144986Palavras-chave:
educação de surdos, tecnologias assistivas, acessibilidade linguística, inteligência artificial, educação inclusivaResumo
Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um catálogo online de Tecnologias Assistivas (TA) para acessibilidade linguística de estudantes surdos, usando Inteligência Artificial (IA) para categorização e criação de conteúdo Método: Estudo de desenvolvimento de uma plataforma web, com dados de TAs coletadas em sites, repositórios e artigos científicos. A classificação e descrição das tecnologias foi realizada com IA. Resultados: Um catálogo informativo com dezenas de TAs e orientações sobre o uso em sala de aula. Conclusão: O catálogo permite descobrir TAs e como utilizá-las. Futuras etapas incluem a sua validação por profissionais da educação, e melhorias técnicas no site.
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