Quando a Acessibilidade Linguística encontra a Inteligência Artificial: Desenvolvimento de Catálogo de Tecnologias Assistivas para Educação de Surdos

Autores

  • Paulo Vanderley Souza UFMS
  • Amaury Antônio Castro Júnior UFMS
  • Anderson Correa de Lima UFMS
  • Shirley Vilhalva UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.144986

Palavras-chave:

educação de surdos, tecnologias assistivas, acessibilidade linguística, inteligência artificial, educação inclusiva

Resumo

Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um catálogo online de Tecnologias Assistivas (TA) para acessibilidade linguística de estudantes surdos, usando Inteligência Artificial (IA) para categorização e criação de conteúdo Método: Estudo de desenvolvimento de uma plataforma web, com dados de TAs coletadas em sites, repositórios e artigos científicos. A classificação e descrição das tecnologias foi realizada com IA. Resultados: Um catálogo informativo com dezenas de TAs e orientações sobre o uso em sala de aula. Conclusão: O catálogo permite descobrir TAs e como utilizá-las. Futuras etapas incluem a sua validação por profissionais da educação, e melhorias técnicas no site.

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Publicado

2025-01-06

Como Citar

SOUZA, P. V.; CASTRO JÚNIOR, A. A.; LIMA, A. C. de; VILHALVA, S. Quando a Acessibilidade Linguística encontra a Inteligência Artificial: Desenvolvimento de Catálogo de Tecnologias Assistivas para Educação de Surdos. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 219–229, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.144986. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/144986. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Inteligência Artificial na Educação