O uso de inteligência artificial (ia) no ensino de espanhol: superando barreiras no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.144981Keywords:
Ferramentas de inteligência artificial generativa, Ensino Médio, Espanhol, Práticas PedagógicasAbstract
As tecnologias de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT, DALLe-IA e entre outras, estão presentes tanto no ambiente de trabalho quanto em atividades diárias, como o entretenimento e a comunicação e até no espaço escolar. Diante deste cenário, a pesquisa explora o uso de ferramentas de IA no ensino de Espanhol para turmas do 1º ano do Ensino Médio Integrado (EMI), estruturadas em uma sequência didática. Apesar da crescente presença da IA, o ambiente escolar ainda encontra resistência quanto à sua implementação. Muitos professores enfrentam desafios, desde a proibição de seu uso até dúvidas sobre como integrá-la de maneira eficiente nas aulas e guiar os alunos nesse processo. A pesquisa visa selecionar as ferramentas de IA mais apropriadas para o ensino de Espanhol, oferecendo soluções práticas para superar essas barreiras. Para isso, a metodologia baseia-se em um levantamento bibliográfico e é orientada pela pedagogia Histórico-crítica de Saviani (2005), com influências de Vygotsky, Luria e Leontiev (2010) e o materialismo histórico-dialético de Marx (2005). A pesquisa enfatiza a capacitação docente, com foco na formação continuada para um bom uso destas ferramentas visando o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e integradas com a realidade dos discentes.
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