Integração de Tecnologias na Educação: um estudo com professores de Licenciatura em Computação com base no modelo SAMR

Authors

  • Andréa Pereira Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha
  • Crediné Silva de Menezes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.144976

Keywords:

Formação de professores, Tecnologias Digitais, Modelo SAMR

Abstract

Este estudo analisou o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos  docentes de um curso de Licenciatura em Computação, utilizando o modelo SAMR como framework. Esse modelo classifica a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em quatro níveis: Substituição, Ampliação, Modificação e Redefinição. Um questionário aplicado aos professores investigou o uso dessas tecnologias em suas aulas. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes utiliza as TICs nos níveis de Substituição e Ampliação, enquanto alguns já adotam práticas de Modificação e Redefinição, sinalizando transformações mais profundas nas práticas pedagógicas. O estudo ressalta a importância de incentivar práticas que explorem o potencial das TICs para modificar e redefinir o ensino.

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Published

2025-01-06

How to Cite

PEREIRA , A.; MENEZES, C. S. de. Integração de Tecnologias na Educação: um estudo com professores de Licenciatura em Computação com base no modelo SAMR. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 119–129, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.144976. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/144976. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Ensino e aprendizagem mediados por computador