Integração de Tecnologias na Educação: um estudo com professores de Licenciatura em Computação com base no modelo SAMR
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.144976Keywords:
Formação de professores, Tecnologias Digitais, Modelo SAMRAbstract
Este estudo analisou o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos docentes de um curso de Licenciatura em Computação, utilizando o modelo SAMR como framework. Esse modelo classifica a integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em quatro níveis: Substituição, Ampliação, Modificação e Redefinição. Um questionário aplicado aos professores investigou o uso dessas tecnologias em suas aulas. Os resultados mostraram que a maioria dos docentes utiliza as TICs nos níveis de Substituição e Ampliação, enquanto alguns já adotam práticas de Modificação e Redefinição, sinalizando transformações mais profundas nas práticas pedagógicas. O estudo ressalta a importância de incentivar práticas que explorem o potencial das TICs para modificar e redefinir o ensino.
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