Contribuições da Peer Instruction na Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Médio Brasileiro: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Authors

  • Jairo dos Santos Leite Junior UFRN
  • Kleber Tavares Fernandes UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.144966

Keywords:

peer instruction, resolução de problemas, ensino médio, matemática

Abstract

Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre o uso da metodologia Peer Instruction (PI) na resolução de problemas de matemática no Ensino Médio Brasileiro. O objetivo foi analisar as contribuições da PI para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, avaliando seu impacto na aprendizagem e suas limitações. Foram encontrados 797 trabalhos. Destes, 06 foram selecionados. Os resultados indicam que a PI promove maior interação entre os alunos, desenvolvimento do pensamento crítico e melhora no desempenho nos conteúdos de porcentagem; geometria plana e espacial; matrizes, determinantes e sistemas lineares e matemática financeira. No entanto, limitações como a necessidade de maior preparação dos professores e a adequação da metodologia ao contexto brasileiro foram identificadas.

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Published

2025-01-06

How to Cite

LEITE JUNIOR, J. dos S.; FERNANDES, K. T. Contribuições da Peer Instruction na Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Médio Brasileiro: Uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 3, p. 21–32, 2025. DOI: 10.22456/1679-1916.144966. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/144966. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Aprendizagem Colaborativa Apoiada por Computador