Contribuições da Peer Instruction na Resolução de Problemas Matemáticos no Ensino Médio Brasileiro: Uma Revisão Sistemática da Literatura
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.144966Keywords:
peer instruction, resolução de problemas, ensino médio, matemáticaAbstract
Este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) sobre o uso da metodologia Peer Instruction (PI) na resolução de problemas de matemática no Ensino Médio Brasileiro. O objetivo foi analisar as contribuições da PI para o desenvolvimento de habilidades matemáticas, avaliando seu impacto na aprendizagem e suas limitações. Foram encontrados 797 trabalhos. Destes, 06 foram selecionados. Os resultados indicam que a PI promove maior interação entre os alunos, desenvolvimento do pensamento crítico e melhora no desempenho nos conteúdos de porcentagem; geometria plana e espacial; matrizes, determinantes e sistemas lineares e matemática financeira. No entanto, limitações como a necessidade de maior preparação dos professores e a adequação da metodologia ao contexto brasileiro foram identificadas.
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