PROMOVENDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL COM JOGOS BASEADOS EM FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS

Autores

  • Rodney Cezar Albuquerque UFRGS
  • Antônio Carlos Miranda UNIPLI
  • Ricardo Esteves Kneipp FAMINAS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14490

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino, Jogo, Lúdico, Web

Resumo

Historicamente o jogo está presente como prática habitual de diversos povos. Concebe-se nele uma atividade lúdica, que, por sua vez, é reconhecidamente motivadora no processo de ensino-aprendizagem. Diante do surgimento de novas tecnologias como o computador e a Internet, escolas e professores passaram a ter acesso ao uso de recursos que excedem a visão tradicional e aos métodos discursivos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, o jogo na web pode transformar-se em uma alternativa importante, nesse processo. Desse modo, este trabalho visa o desenvolvimento, através de ferramentas computacionais (Gane, 1999), de quatro jogos. Para o desenvolvimento dos jogos, escolheu-se um tema recente: o uso racional da água. Posteriormente, foi feito um estudo prévio do ambiente de desenvolvimento onde se analisa o mecanismo de navegação na web, as ferramentas propícias para o desenvolvimento e o conteúdo e o conteúdo a ser utilizado em consonância com o descrito pelo MEC. O jogo desenvolvido apresenta uma interface voltada a web, onde foi utilizada a ferramenta Flash, para a criação de jogos que apresentem recursos multimídia, os quais permitem que o usuário aprenda de forma lúdica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodney Cezar Albuquerque, UFRGS

Estudante de graduação em Pedagogia.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

ALBUQUERQUE, R. C.; MIRANDA, A. C.; KNEIPP, R. E. PROMOVENDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL COM JOGOS BASEADOS EM FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14490. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14490. Acesso em: 29 nov. 2022.