CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DECIFRANDO OS MAPAS

Autores

  • Ana Giordani UFSM
  • Meri Lourdes Bezzi UFSM
  • Roberto Cassol UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14489

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Objetos de Aprendizagem, Alfabetização Cartográfica

Resumo

Ao se apropriar das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a Geografia materializa os seus conteúdos didáticos, via objetos de aprendizagem, como instrumento auxiliar do processo ensino-aprendizagem, privilegiando a interatividade entre o educando e os saberes didáticos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como foco central elaborar um objeto de aprendizagem sobre alfabetização cartográfica e validá-lo com os sujeitos do ensino e aprendizagem de Geografia. Como objetivos intrínsecos, tiveramse: (a) investigar práticas pedagógicas para o ensino e aprendizagem de Geografia, por meio de objeto de aprendizagem; (b) desenvolver e efetivar o objeto de aprendizagem em Geografia; (c) analisar a aplicação prática do objeto de aprendizagem na quinta série do Ensino Fundamental. Ressalta-se que o objeto de aprendizagem, desenvolvido em uma perspectiva interdisciplinar e interativa, de caráter construtivista, vem a contribuir como alternativa prática e viável, atraindo e motivando, com melhores resultados, à aprendizagem dos alunos. Os aspectos positivos desse recurso didático podem ser comprovados através da validação do objeto de aprendizagem junto aos alunos de quinta série do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

GIORDANI, A.; BEZZI, M. L.; CASSOL, R. CONTRIBUIÇÃO PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA ATRAVÉS DO OBJETO DE APRENDIZAGEM DECIFRANDO OS MAPAS. RENOTE, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14489. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14489. Acesso em: 3 dez. 2022.