Inferring Peer-Related Emotions in a Collaborative Learning Game
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14447Palavras-chave:
modelagem afetiva do aluno, jogos pedagógicos, aprendizagem colaborativa apoiada por computadorResumo
Este artigo apresenta um modelo afetivo para inferir emoções do aluno em um jogo de aprendizagem colaborativa. O modelo é focado na representação e reconhecimento de emoções vinculadas a uma dinâmica de colaboração (tais como orgulho, vergonha, admiração e reprovação). O modelo emprega uma abordagem cognitiva em que as emoções do aluno são representadas e inferidas pela representação da avaliação cognitiva que o aluno faz sobre a “louvabilidade” das interações colaborativas durante o jogo, de acordo com suas expectativas de padrões comportamentais. O modelo afetivo do aluno se apóia em Redes Bayesianas, através das quais são mapeadas dependências causais entre traços da personalidade, objetivos, padrões comportamentais, interações e emoções do aluno. Um jogo colaborativo que suporta mecanismos simples de interação foi implementado como protótipo de teste. Ao fazer uso deste jogo, alunos podem construir soluções compartilhadas de uma classe de problemas lógicos. As variáveis afetivas e cognitivas do modelo e suas relações probabilísticas são detalhadas e a captura de evidências da interação a partir do jogo protótipo é discutida.Downloads
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Publicado
2008-12-06
Como Citar
PONTAROLO, E.; VICARI, R. M.; JAQUES, P. A.; PESTY, S. Inferring Peer-Related Emotions in a Collaborative Learning Game. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14447. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14447. Acesso em: 1 dez. 2023.
Edição
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Artigos
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