O autor e seu personagem no MMORPG sob a ótica do interacionismo sóciodiscursivo

Autores

  • Chislene Moreira Cardoso
  • Dinorá Moraes de Fraga

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14376

Palavras-chave:

personagem, mmorpg, interacionismo sócio-discursivo.

Resumo

As novas tecnologias presentes na prática social dos adolescentes e jovens contemporâneos exigem dos professores uma reflexão a respeito dos currículos que não
contemplam recursos digitais. Partindo dessas reflexões, apresentaremos uma proposta que visa fornecer um suporte teórico para o professor que trabalha com narrativas em sala de aula. O presente artigo discute como se constitui um personagem e seu respectivo autor na ordem do expor e na ordem do narrar, à luz do Interacionismo Sócio-discursivo (ISD). Com base nas teorias visitadas, o professor poderá analisar os personagens construídos por seus alunos, ou autores, no Massive Multiplayer Online Playing Game (MMORPG) e apresentar-lhes as maneiras de elaborar um personagem completo, considerando os recursos de hipermídia que o ambiente digital pode lhes oferecer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

CARDOSO, C. M.; FRAGA, D. M. de. O autor e seu personagem no MMORPG sob a ótica do interacionismo sóciodiscursivo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14376. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14376. Acesso em: 28 mar. 2024.