O autor e seu personagem no MMORPG sob a ótica do interacionismo sóciodiscursivo
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14376Keywords:
personagem, mmorpg, interacionismo sócio-discursivo.Abstract
As novas tecnologias presentes na prática social dos adolescentes e jovens contemporâneos exigem dos professores uma reflexão a respeito dos currículos que nãocontemplam recursos digitais. Partindo dessas reflexões, apresentaremos uma proposta que visa fornecer um suporte teórico para o professor que trabalha com narrativas em sala de aula. O presente artigo discute como se constitui um personagem e seu respectivo autor na ordem do expor e na ordem do narrar, à luz do Interacionismo Sócio-discursivo (ISD). Com base nas teorias visitadas, o professor poderá analisar os personagens construídos por seus alunos, ou autores, no Massive Multiplayer Online Playing Game (MMORPG) e apresentar-lhes as maneiras de elaborar um personagem completo, considerando os recursos de hipermídia que o ambiente digital pode lhes oferecer.
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Published
2007-12-28
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CARDOSO, C. M.; FRAGA, D. M. de. O autor e seu personagem no MMORPG sob a ótica do interacionismo sóciodiscursivo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14376. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14376. Acesso em: 23 apr. 2025.
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Artigos
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