MEDIATEC – Mediação Tecnológica em Espaços Virtuais para Apoio ao Professor online
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14217Palavras-chave:
mediação, sistemas multiagentes, modelos formais, ambientes de ensino e aprendizagem.Resumo
Na atualidade o uso de plataformas web dedicadas ao ensino seja este presencial ou a distância é amplamente
diseminado. Essa situação gera novas necessidades para o professor, que precisa manter um acompanhamento
da aprendizagem dos seus alunos dentro dos ambientes virtuais. Por outro lado, é amplamente aceito que a
mediação é uma parte fundamental de qualquer processo educativo. Bons professores realizam mediações de
qualidade e garantem um bom sucesso dos processos educativos em geral. Mas, estes processos costumam ser
implícitos e até certo ponto intuitivos. O projeto Mediatec pretende investigar de que forma a mediação do
professor pode ser compartilhada por uma mediação tecnológica que "alivie" a carga do professor e contribua
no processo de apropriação de conhecimentos. Este projeto surge de uma trabalho interdisciplinar que seus
proponentes tem nas áreas de Interação Social, EAD, Sistemas Tutores/Ambientes Inteligentes de Ensino e
Modelos Formais para cognição. Esta combinação de esforços oferece uma sinergia inédita em termos de
pesquisa em ambientes inteligentes de EAD e pode dar frutos importantes tanto em termos de desenvolvimento
tecnológico quanto na investigação cognitiva. O presente artigo discute as bases teóricas do projeto e apresenta
aspectos de mediação social, processos cognitivos e modelagem de agentes pedagógicos relevantes para a
pesquisa.
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