Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação

Autores

  • Ítalo Modesto Dutra UFRGS
  • Stéfano Pupe Johann UFRGS
  • Carlos Augusto Piccinini UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14163

Palavras-chave:

Banco de Dados, Mapas Conceituais, Construtivismo

Resumo

A utilização de um referencial construtivista piagetiano para o uso dos mapas conceituais levou à construção de um modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. Esse modelo visa a estabelecer um referencial teórico e metodológico com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos sistemas conceituais (construção
de conceitos) de crianças e jovens no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem na escola. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar o design de um banco de dados digital que permita organizar dados de experimentos que usem o modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. A construção desse banco de dados permitirá, além de consultas que façam cruzamentos de dados, o compartilhamento com
outros pesquisadores interessados e a adaptação do modelo a outros contextos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

DUTRA, Ítalo M.; JOHANN, S. P.; PICCININI, C. A.; FAGUNDES, L. da C. Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14163. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14163. Acesso em: 29 mar. 2023.