Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14163Palavras-chave:
Banco de Dados, Mapas Conceituais, ConstrutivismoResumo
A utilização de um referencial construtivista piagetiano para o uso dos mapas conceituais levou à construção de um modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. Esse modelo visa a estabelecer um referencial teórico e metodológico com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos sistemas conceituais (construçãode conceitos) de crianças e jovens no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem na escola. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar o design de um banco de dados digital que permita organizar dados de experimentos que usem o modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. A construção desse banco de dados permitirá, além de consultas que façam cruzamentos de dados, o compartilhamento com
outros pesquisadores interessados e a adaptação do modelo a outros contextos de aprendizagem.
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Publicado
2006-12-22
Como Citar
DUTRA, Ítalo M.; JOHANN, S. P.; PICCININI, C. A.; FAGUNDES, L. da C. Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14163. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14163. Acesso em: 27 maio. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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