Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação

Autores

  • Ítalo Modesto Dutra UFRGS
  • Stéfano Pupe Johann UFRGS
  • Carlos Augusto Piccinini UFRGS
  • Léa da Cruz Fagundes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14163

Palavras-chave:

Banco de Dados, Mapas Conceituais, Construtivismo

Resumo

A utilização de um referencial construtivista piagetiano para o uso dos mapas conceituais levou à construção de um modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. Esse modelo visa a estabelecer um referencial teórico e metodológico com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento dos sistemas conceituais (construção
de conceitos) de crianças e jovens no desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem na escola. Esse trabalho tem o objetivo de apresentar o design de um banco de dados digital que permita organizar dados de experimentos que usem o modelo de acompanhamento dos processos de conceituação. A construção desse banco de dados permitirá, além de consultas que façam cruzamentos de dados, o compartilhamento com
outros pesquisadores interessados e a adaptação do modelo a outros contextos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

DUTRA, Ítalo M.; JOHANN, S. P.; PICCININI, C. A.; FAGUNDES, L. da C. Uma base de dados para compartilhamento de experiências no uso de mapas conceituais no acompanhamento de processos de conceituação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14163. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14163. Acesso em: 29 mar. 2024.