SQLand: aprendendo SQL com suporte de um jogo digital educacional

Autores

  • Gabriel Jansen de Menezes UNIRIO
  • Renan Madeiro Hatherly UNIRIO
  • Eduardo Gomes de Oliveira UNIRIO
  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.141568

Palavras-chave:

SQL, Banco de Dados, Jogo Educacional, Aprendizagem por Jogos

Resumo

A disciplina de banco de dados está presente em qualquer curso da área de computação. Contudo, os alunos ainda têm dificuldade em relação ao aprendizado relacionado a conceitos básicos e, principalmente sobre a linguagem SQL, a qual demanda conhecer estruturas e comandos específicos. Devido a isso, este estudo tem como objetivo apresentar o SQLand, um jogo digital educativo para o aprendizado de banco de dados relacional e linguagem SQL, partindo da premissa de que o jogador não precisa conhecer sintaxe da linguagem para aprender a como utiliza-la em um primeiro contato. O jogo foi avaliado por meio de um estudo quasi-experimental com foco em analisar a percepção dos alunos/jogadores em relação a experiência de jogo, aprendizado e o jogo em geral. Os resultados apontaram que os alunos apresentaram percepções positivas tanto em relação ao gameplay, quanto ao seu aprendizado em relação ao conteúdo educativo apresentado no SQLand.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

MENEZES, G. J. de; HATHERLY, R. M.; OLIVEIRA, E. G. de; TADEU MOREIRA DE CLASSE. SQLand: aprendendo SQL com suporte de um jogo digital educacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 426–435, 2024. DOI: 10.22456/1679-1916.141568. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/141568. Acesso em: 25 jun. 2025.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem