Design Thinking e abordagem STEAM: análise de uma sequência didática para a programação de jogos digitais

Autores

  • Alana Della Giustina Salami UCS
  • Elisa Boff UCS
  • Fernanda Miotto UCS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.141562

Palavras-chave:

Design Thinking, Abordagem STEAM, Jogos, Scratch, Programação

Resumo

O contexto educacional requer uma constante atualização e adequação das práticas pedagógicas, visto a crescente e constante evolução do mundo como um todo. Com isso, a utilização de diferentes estratégias, metodologias e uso de tecnologia tornam-se recursos indispensáveis para auxiliar nos processos de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, surge a proposta de implementar o método Design Thinking, associado a abordagem STEAM, para a programação de jogos digitais na plataforma Scratch. O presente artigo discorre sobre a integração destas estratégias para o desenvolvimento de competências apregoadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os resultados sugerem que diversas competências podem ser desenvolvidas com a integração destes recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

SALAMI, A. D. G.; BOFF, E.; MIOTTO, F. Design Thinking e abordagem STEAM: análise de uma sequência didática para a programação de jogos digitais. RENOTE, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 361–371, 2024. DOI: 10.22456/1679-1916.141562. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/141562. Acesso em: 21 maio. 2025.

Edição

Seção

Jogos digitais aplicados ao ensino/aprendizagem