Produção de sentido e autoria em curso de qualificação de professores na construção de projetos interdisciplinares de aprendizagem mediados pelo computador

Autores

  • Querte Conzi Mehlecke UFRGS
  • Janete Sander Costa UFRGS
  • Margarete Axt UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14072

Palavras-chave:

Produção de sentido e autoria, Aprendizagem mediada pelo computador, Projetos interdisciplinares de aprendizagem, Relações dialógicas, Enunciado

Resumo

Pretende-se trazer neste artigo uma breve discussão acerca das condições de produção de sentido e de autoria coletiva em ambientes de aprendizagem on-line em curso de capacitação de professores. Com base nos conceitos de enunciado, sentido e autoria no coletivo e relações dialógicas, objetiva-se apresentar uma análise preliminar de seqüências de enunciados de professores municipais de Dois Irmãos, RS, participantes do curso de atualização em projetos interdisciplinares de aprendizagem mediados pelo computador, evidenciadas em seus textos, registrados nas interações ocorridas na ferramenta/ambiente Fórum-Eduline. A metodologia de análise aqui esboçada articula aspectos teóricos com os dados empíricos produzidos, tornando-os visíveis e teoricamente sustentados, evidenciando a manifestação de processos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Querte Conzi Mehlecke, UFRGS

Esp. em Informática na Educação-UFRGS, Doutoranda PPGIE/UFRGS, NEO/FACCAT.

Janete Sander Costa, UFRGS

Mestre em Lingüística, NYU, Doutoranda PPGIE/UFRGS, NEO/FACCAT.

Margarete Axt, UFRGS

Prof.ª Dr.ª em Lingüística Aplicada, PUC-RS, Coord. do PPGIE/UFRGS e LELIC/UFRGS.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS

Prof.ª Dr.ª Engenharia Elétrica-Sistemas Digitais, EPUSP, Diretora CINTED/UFRGS.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

MEHLECKE, Q. C.; COSTA, J. S.; AXT, M.; TAROUCO, L. M. R. Produção de sentido e autoria em curso de qualificação de professores na construção de projetos interdisciplinares de aprendizagem mediados pelo computador. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14072. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14072. Acesso em: 4 out. 2022.