Traços orais em interações escritas na primeira língua (língua portuguesa) e na segunda língua ou língua estrangeira: ganhos afetivos no uso de estilos de linguagem informal em comunidades virtuais de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14063Palavras-chave:
O oral na escrita, Primeira língua e segunda língua ou língua estrangeira, Interações cooperativas/colaborativas, Comunidades virtuais dialógicas, Sentido e autoriaResumo
Este estudo visa analisar traços orais na língua escrita de professores em serviço e em formação, participantes de doisambientes de autoria coletiva na Web: o EquiText e o For-Chat. Ao realizar atividades acadêmicas escritas, os estudantes misturam expressões e notações informais que representam sua participação, sua ligação afetiva, descontração no compartilhar de idéias e de sentimentos pessoais entre si. São características da linguagem oral, da conversa informal em grupos. Eventos orais e escritos desses dois grupos-sujeito, um, interagindo em português (primeira língua) e,outro, em inglês (segunda língua ou língua estrangeira), são analisados qualitativamente. Os autores, observadores-participantes, ressaltam traços orais em suasproduções textuais, produzindo sentido e autoria no coletivo, como um ganho do climaafetivo e dialógico, própria da linguagem oral, entremeada ao estilo escrito, formal, acadêmico.
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Publicado
2005-11-17
Como Citar
COSTA, J. S.; MEHLECKE, Q. C.; AXT, M.; TAROUCO, L. M. R. Traços orais em interações escritas na primeira língua (língua portuguesa) e na segunda língua ou língua estrangeira: ganhos afetivos no uso de estilos de linguagem informal em comunidades virtuais de aprendizagem. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14063. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14063. Acesso em: 25 set. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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