FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTANCIA E EM SERVIÇO ATRAVÉS DE AMBIENTES DIGITAIS - A VIVÊNCIA DO PROINESP

Autores

  • Lucila Costi Santarosa UFRGS
  • Liliana Maria Passerino FEEVALE
  • Mára Lúcia Carneiro UERGS
  • Marlise Geller ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14037

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação a Distancia, Ambientes Digitais, Informática na Educação Especial

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência de formação em serviço de professores, em Informática na Educação Especial, utilizando o ambiente digital de formação a distância - TelEduc. A experiência realizada pela UFRGS-CINTED-NIEE integra ações do Projeto Nacional de Informática na Educação Especial - PROINESP - da Secretaria de Educação Especial do MEC, envolvendo 310 professores, 164 escolas inclusivas e Instituições não governamentais localizadas em municípios da maioria dos estados brasileiros, distribuídos em 15 turmas. Destacam-se os aspectos positivos da experiência, bem como as dificuldades inerentes a implantação de processos inovadores.

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Biografia do Autor

Lucila Costi Santarosa, UFRGS

Doutora em Ciências Humanas-Educação; Professora do PGIE e PPGEDU/UFRGS,
Pesquisadora Senior do CNPq-MCT, Coord. Pedagógica do Proinesp2005, Coordenadora
do NIEE-UFRGS.

Liliana Maria Passerino, FEEVALE

Doutora em Informática na Educação e docente na Feevale da Licenciatura em Computação.

Mára Lúcia Carneiro, UERGS

Doutora em Informática na Educação. Coordenadora de Educação a Distância e docente na UERGS.

Marlise Geller, ULBRA

Doutora em Informática na Educação e docente na ULBRA.

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Publicado

2005-11-17

Como Citar

SANTAROSA, L. C.; PASSERINO, L. M.; CARNEIRO, M. L.; GELLER, M. FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTANCIA E EM SERVIÇO ATRAVÉS DE AMBIENTES DIGITAIS - A VIVÊNCIA DO PROINESP. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14037. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14037. Acesso em: 4 out. 2022.