DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS EDUCACIONAIS: EXPERIMENTOS EM HIDRÁULICA

Autores

  • Oscar Eduardo Patrón Guillermo UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco UFRGS
  • Luiz Augusto Magalhães Endres UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14036

Palavras-chave:

Objetos educacionais, experimentos em hidráulica, simulações

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar a necessidade de desenvolver objetos educacionais para o ensino de hidráulica para engenheiros, mais precisamente o desenvolvimento de
simuladores virtuais, destacando as vantagens das simulações como complemento à aula tradicional expositiva, assim como o ganho no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, expostos a este tipo de material instrucional. Para isto foi elaborado um simulador utilizando o software Flash MX da Macromedia, representando uma prática laboratorial de hidráulica – velocidade em canal. Duas turmas do curso de Engenharia da UFRGS, utilizaram estes objetos educacionais, e diversos fatores do seu uso foi avaliado. Os resultados mostram que o tipo de objeto educacional em questão - a
simulação, pode ser uma boa ferramenta no auxílio à aula convencional e que na área da Engenharia deve-se investir tempo e recursos para implementar este tipo de objetos.

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Biografia do Autor

Oscar Eduardo Patrón Guillermo, UFRGS

Gerente de Rede IPH - Eng. Especialista em Informática na Educação – CINTED/UFRGS.

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, UFRGS

Diretora Cinted- Doutorado em Engenharia Elétrica-Sistemas Digitais – USP.

Luiz Augusto Magalhães Endres, UFRGS

Prof. DHH/IPH - Doutorado em Engenharia Mecânica – UFRGS.

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Publicado

2005-11-17

Como Citar

GUILLERMO, O. E. P.; TAROUCO, L. M. R.; ENDRES, L. A. M. DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS EDUCACIONAIS: EXPERIMENTOS EM HIDRÁULICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14036. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14036. Acesso em: 4 out. 2022.