Um caso de Construção Colaborativa de Conhecimento e Desenvolvimento Educacional Interdisciplinar com Mediação das Tecnologias da Informação e da Comunicação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14020Palavras-chave:
Internet, educação interativa, cultura e artes, computação gráfica, arquiteturaResumo
Este trabalho apresenta uma experiência colaborativa interdisciplinar apoiada por computador, cuja implementação contribuiu para ampliar e convergir conhecimentotécnico, intelectual e pedagógico dos indivíduos. Através da construção da experiência, houve investigação e reflexão sobre a conservação da memória cultural de um lugar que
é patrimônio histórico brasileiro. A sinergia entre o processo de estilização da pintura de Alfredo Volpi, seus aspectos histórico e cultural, e a criação de um ambiente interativo de visualização em três dimensões (3D) com base em visualização de informação e nas técnicas de realidade virtual foram os instrumentos usados para construir o projeto. Como resultados da experiência envolvendo a convergência entre Educação, Artes, Cultura e Ciências com suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), vivenciamos formas mais dinâmicas e interativas de “aprender a aprender”, “aprender a pensar”, comunicar e de representar saberes com baixo custo, criatividade e alta qualidade.
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Publicado
2005-11-17
Como Citar
FRANCO, N. F.; STORI, N.; FRANCO, J. F.; LOPES, R. de D. Um caso de Construção Colaborativa de Conhecimento e Desenvolvimento Educacional Interdisciplinar com Mediação das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14020. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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