Um caso de Construção Colaborativa de Conhecimento e Desenvolvimento Educacional Interdisciplinar com Mediação das Tecnologias da Informação e da Comunicação

Autores

  • Nilton Ferreira Franco Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Norberto Stori Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Jorge Ferreira Franco USP
  • Roseli de Deus Lopes USP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14020

Palavras-chave:

Internet, educação interativa, cultura e artes, computação gráfica, arquitetura

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência colaborativa interdisciplinar apoiada por computador, cuja implementação contribuiu para ampliar e convergir conhecimento
técnico, intelectual e pedagógico dos indivíduos. Através da construção da experiência, houve investigação e reflexão sobre a conservação da memória cultural de um lugar que
é patrimônio histórico brasileiro. A sinergia entre o processo de estilização da pintura de Alfredo Volpi, seus aspectos histórico e cultural, e a criação de um ambiente interativo de visualização em três dimensões (3D) com base em visualização de informação e nas técnicas de realidade virtual foram os instrumentos usados para construir o projeto. Como resultados da experiência envolvendo a convergência entre Educação, Artes, Cultura e Ciências com suporte das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), vivenciamos formas mais dinâmicas e interativas de “aprender a aprender”, “aprender a pensar”, comunicar e de representar saberes com baixo custo, criatividade e alta qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton Ferreira Franco, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrando no curso de Educação, Arte e História da Cultura.

Norberto Stori, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Professor Doutor da Disciplina Arte Brasileira, do programa de pós-graduação em Educação, Arte e História da
Cultura.

Jorge Ferreira Franco, USP

Doutorando em Engenharia Elétrica – com ênfase em sistemas Eletrônicos e Educação.

Roseli de Deus Lopes, USP

Professora Doutora em Engenharia Elétrica.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

FRANCO, N. F.; STORI, N.; FRANCO, J. F.; LOPES, R. de D. Um caso de Construção Colaborativa de Conhecimento e Desenvolvimento Educacional Interdisciplinar com Mediação das Tecnologias da Informação e da Comunicação. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14020. Acesso em: 28 mar. 2024.