Audioteca Virtual de Letras: tecnologia para inclusão

Marcus Vinícius Liessem Fontana, Elton Vergara Nunes

Resumo


O projeto Audioteca Virtual de Letras, da Universidade Federal de Pelotas, utiliza-se das facilidades criadas pelas novas tecnologias voltadas para educação a fim de disponibilizar, via internet, arquivos de áudio com obras ou trechos de obras
literárias para que pessoas com deficiência visual possam ter acesso fácil e gratuito a este material. Os arquivos são gravados em um pequeno estúdio caseiro, montado e
mantido pelo professor responsável. As gravações são realizadas com a colaboração de alunos da Faculdade de Letras que trabalham de forma voluntária, lendo textos em
português e espanhol. Os textos são gravados e editados por meio de um microcomputador e disponibilizados em um espaço virtual na internet. Além de pessoas cegas, o projeto beneficia também a professores, estudantes e fãs da literatura em geral. Em breve, o projeto será expandido, por meio de uma nova Audioteca Virtual, que contemplará o Curso de Licenciatura de Matemática a Distância, disponibilizando textos didáticos e artigos da área para estudantes com deficiência visual.

Palavras-chave


audioteca, educação, tecnologias, inclusão, deficiência visual

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.14016

RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916