A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DE EAD MEDIADO POR COMPUTADOR: uma experiência no PROINESP com PNEEs com limitação visual
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.14007Palavras-chave:
Leitura, Inclusão Social e Digital, Tecnologias de Informação e de Comunicação, Pessoas com Necessidades Especiais com Limitação VisualResumo
O artigo apresenta o processo da leitura no âmbito da família extensivo à escola e à biblioteca, incentivando-a de forma prazerosa e lúdica, formando um leitor com habilidade para a crítica e para a reflexão e recuperando o clima afetivo que aleitura propicia. Aborda as TICs em uma perspectiva de acesso e de uso, através da interação, do compartilhamento e da cooperação entre as pessoas, possibilitando a inclusão social e digital. Apresenta o acesso à informação através das tecnologias e do sistema Braille utilizado pelas Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) com limitação visual. Relata a experiência vivenciada na realização do
PROINESP através do Curso de Formação em Serviço de Professores em Informática na Educação Especial, na modalidade de Educação a Distância mediada por computador, tendo como sujeitos professores com limitação visual, utilizando as ferramentas tecnológicas, através das narrativas e memórias afetivas.
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Publicado
2005-11-17
Como Citar
MORO, E. L. da S.; ESTABEL, L. B.; SANTAROSA, L. M. C. A APROPRIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO DE COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DE EAD MEDIADO POR COMPUTADOR: uma experiência no PROINESP com PNEEs com limitação visual. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.14007. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14007. Acesso em: 6 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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