UM MODELO DE SUPORTE À AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA AMBIENTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DOS CONCEITOS À SOLUÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Joice Lee Otsuka Unicamp
  • Heloísa Vieira da Rocha Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13996

Palavras-chave:

educação a distância, avaliação formativa, aprendizagem colaborativa, sistemas multiagentes

Resumo

Este artigo apresenta um modelo de suporte à avaliação formativa para ambientes de Educação a Distância, com ênfase na avaliação de atividades de aprendizagem colaborativas. O modelo explora tecnologias computacionais para prover um
suporte mais efetivo à avaliação formativa em duas pontas: (1) por um lado esperase facilitar o planejamento de atividades de aprendizagem a serem avaliadas, bem como o registro de regulações providas pelos formadores para as participações nestas atividades; (2) por outro lado, espera-se reduzir a quantidade de informações a ser analisada, auxiliando o formador na recuperação e na análise de informações quantitativas e qualitativas relevantes às regulações das participações, de acordo com os critérios definidos no planejamento da avaliação de cada atividade de
aprendizagem. Também é apresentada a arquitetura multiagente que é a base da solução tecnológica definida para a implementação do modelo de suporte à avaliação formativa proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joice Lee Otsuka, Unicamp

Mestre em Ciência da Computação (II/UFRGS). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Computação da Unicamp.

Heloísa Vieira da Rocha, Unicamp

Doutora em Engenharia Elétrica. Professora adjunta do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (IC/Unicamp). Pesquisadora do Núcleo de Informática Aplicada a Educação (Nied). Coordenadora do Projeto TelEduc . Pesquisadora da Fapesp - Projeto Tidia (coordenadora do laboratório e-Labora).

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

OTSUKA, J. L.; ROCHA, H. V. da. UM MODELO DE SUPORTE À AVALIAÇÃO FORMATIVA PARA AMBIENTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DOS CONCEITOS À SOLUÇÃO TECNOLÓGICA. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13996. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13996. Acesso em: 2 dez. 2022.