Desenvolvimento de uma ferramenta de bate-papo com mecanismos de coordenação baseados na linguagem em ação

Autores

  • Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras UFPA
  • Fernanda Maria Pereira Freire Unicamp
  • Ricardo Luís Lachi Unicamp
  • Heloísa Vieira da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13959

Palavras-chave:

educação a distância, bate-papo, coordenação, linguagem em ação

Resumo

Este artigo apresenta um bate-papo coordenado que foi desenvolvido com o objetivo de facilitar a realização de atividades educacionais colaborativas em cursos a distância. Seu
desenvolvimento foi norteado pela compreensão das diferentes tarefas a serem realizadas por usuários sob a ótica da linguagem em ação. Testes foram efetuados e seus resultados apontam
que a ferramenta melhorou a organização da sessão e a discussão dos temas abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janne Yukiko Yoshikawa Oeiras, UFPA

Doutora em Ciência da Computação (IC/Unicamp), Docente na Universidade Federal do Pará.

Fernanda Maria Pereira Freire, Unicamp

Mestre em Lingüística (IEL/Unicamp), Pesquisadora no Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Unicamp).

Ricardo Luís Lachi, Unicamp

Mestre em Ciência da Computação (IC/Unicamp), Docente na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Heloísa Vieira da Rocha

Doutora em Engenharia Elétrica (FEEC/Unicamp), Docente na Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

OEIRAS, J. Y. Y.; FREIRE, F. M. P.; LACHI, R. L.; ROCHA, H. V. da. Desenvolvimento de uma ferramenta de bate-papo com mecanismos de coordenação baseados na linguagem em ação. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13959. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13959. Acesso em: 1 dez. 2022.