Formando Formadores em Rede

Autores

  • Mára Lúcia Fernandes Carneiro UERGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13951

Palavras-chave:

ambiente virtual de ensino, EAD, formação de professores EAD

Resumo

A formação de formadores (professores que atuam em cursos a distância via ambiente virtual de aprendizagem) pode ser realizada através da realização de cursos de preparação. Estes cursos envolvem a formação técnica e pedagógica, mas só a experiência como professores em um curso a distância é que permite que o professor reflita sobre sua prática, sobre seu domínio no uso dos recursos tecnológicos disponíveis e sobre os acoplamentos ocorridos durante sua formação (no ponto de vista da teoria da Biologia do Conhecer de Maturana). O artigo analisa as experiências realizadas por 67 professores, atuando como formadores em 75 turmas de formação em EAD para alunos. Esta análise buscou verificar como as ações dos professores junto aos alunos e suas reflexões compartilhadas em um espaço comum criado para discussão propiciaram a sua constituição como formadores a partir da construção coletiva de uma rede de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mára Lúcia Fernandes Carneiro, UERGS

Engenheira Química, Doutora em Informática na Educação, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

CARNEIRO, M. L. F. Formando Formadores em Rede. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13951. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13951. Acesso em: 29 nov. 2022.