Compilador Educativo VERTO: ambiente para aprendizagem de compiladores

Autores

  • Carlos Scheider FEEVALE
  • Liliana Maria Passerino FEEVALE
  • Ricardo Ferreira de Oliveira FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13949

Palavras-chave:

ambientes digitais, ensino de compiladores, aprendizagem contextualizada

Resumo

O Compilador Educativo Verto surgiu da necessidade de desenvolver uma ferramenta para apoio pedagógico na disciplina de Compiladores do Centro Universitário Feevale.
A disciplina de Compiladores no contexto de um curso de graduação, objetiva levar o aluno a perceber concretamente as diversas etapas envolvidas no processo de compilação, elaborando, ao final da disciplina, o projeto de um compilador funcional para uma gramática simples. O Compilador Verto foi escrito na linguagem de programação Java e elaborado sob os termos da licença GPL (GNU General Public License). Com este ambiente visamos proporcionar aos estudantes de Compiladores um projeto aberto e documentado para utilização em seu aprendizado, apoiando a compreensão das fases de um compilador, sobretudo as fases de síntese de código intermediário e geração de código-objeto, promovendo uma aprendizagem contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Scheider, FEEVALE

Mestre em Engenharia de Produção pela PPGEP/UFRGS. Professor da Ciência em Computação do Centro Universitário FEEVALE.

Liliana Maria Passerino, FEEVALE

Doutora em Informática na Educação – PGIE/UFRGS. Coordenadora de Estágios da Licenciatura em Computação e Assessora em Tecnologias Educacionais do NATE/NEAD do Centro Universitário FEEVALE.

Ricardo Ferreira de Oliveira, FEEVALE

Mestre em Ciência da Computação pela PUC-RS. Professor da Ciência e da Licenciatura em Computação do Centro
Universitário FEEVALE.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

SCHEIDER, C.; PASSERINO, L. M.; OLIVEIRA, R. F. de. Compilador Educativo VERTO: ambiente para aprendizagem de compiladores. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13949. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13949. Acesso em: 4 dez. 2022.