Gerenciamento em Ambientes Virtuais de Educação a Distância

Autores

  • Liliana Passerino FEEVALE
  • Carlos Augusto Gerling FEEVALE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13946

Palavras-chave:

Educação a Distância, gerenciamento de aulas, ead

Resumo

As universidades e outras instituições de ensino superior que adotaram a modalidade de educação a distância (EaD) buscam, através de ambientes virtuais de aprendizagem,
uma alternativa de ensino que atenda à crescente demanda de alunos em busca de formação. Essa demanda, exige que o professor ministre e administre suas disciplinas
em qualquer lugar e a qualquer hora pela Internet, mas nem sempre conta com todos os elementos necessários para tal fim. Assim, dentro das inovações tecnológicas de ensino
pela internet a equipe do Núcleo de Educação a Distância Feevale (NEAD) aprimorou algumas ferramentas de gerenciamento que irão auxiliar o professor no desenvolvimento de suas aulas pela Web e suas disciplinas e turmas de forma a facilitar e auxiliar o trabalho de organização e manutenção de cursos e disciplinas a distância. O
presente artigo apresenta as necessidades enfrentadas pelo docente no gerenciamento de arquivos em ambientes virtuais e aponta as soluções encontradas pela equipe do Núcleo
de Educação a Distância para gerenciar turmas e disciplina, racionalizar o uso de seus servidores de conteúdo e otimizar o tempo de acesso dos seus usuários através de um conjunto de ferramentas que permitem gerenciar aulas e atividades a distância dentro do ambiente VIRTUALE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Passerino, FEEVALE

Doutora em Informática na Educação – PGIE/UFRGS. Assessora em Tecnologias Educacionais no NATE/NEAD e professora do Curso de Licenciatura em Computação da FEEVALE.

Carlos Augusto Gerling, FEEVALE

Bacharel em Ciência da Computação – FEEVALE. Desenvolvedor Web no NEAD e professor do Ensino Médio/Técnico da Escola de Aplicação da FEEVALE.

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

PASSERINO, L.; GERLING, C. A. Gerenciamento em Ambientes Virtuais de Educação a Distância. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13946. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13946. Acesso em: 3 dez. 2022.