Formação de Grupos Colaborativos em Cursos a Distância via Web utilizando Técnicas de Inteligência Artificial

Autores

  • Sidnei Renato Silveira UFRGS
  • Dante Augusto Couto Barone UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13939

Palavras-chave:

grupos colaborativos, inteligência artificial, sistemas multiagentes, algoritmos genéticos

Resumo

Este artigo apresenta a tese de doutorado em Ciência da Computação na linha de pesquisa de Inteligência Artificial, dentro da área de IAD – Inteligência Artificial Distribuída (mais especificamente os Sistemas Multiagentes – SMA). O trabalho aborda a formação de grupos colaborativos em um ambiente multiagente interativo de aprendizagem na web, através da utilização de técnicas de Inteligência Artificial, aplicadas na implementação de uma arquitetura de agentes modelados com algoritmos genéticos, integrada a um ambiente colaborativo de aprendizagem, o TelEduc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidnei Renato Silveira, UFRGS

Mestre e Doutor em Ciência da Computação pelo Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGCUFRGS). Professor Adjunto da Faculdade de Informática -ULBRA-Canoas, Professor Adjunto do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter e Coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da FACENSA.

Dante Augusto Couto Barone, UFRGS

Professor do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC-UFRGS) e do
Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS).

Downloads

Publicado

2005-11-17

Como Citar

SILVEIRA, S. R.; BARONE, D. A. C. Formação de Grupos Colaborativos em Cursos a Distância via Web utilizando Técnicas de Inteligência Artificial. RENOTE, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13939. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13939. Acesso em: 4 out. 2022.